segunda-feira, 16 de maio de 2011

SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA!!








“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.

Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”
(Cora Coralina)



Tema
SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA/2011



Público Alvo

Comunidade escolar: Alunos (Educação Infantil – Ensino Fundamental de 08 e 09 anos), Professores, Orientação Educacional, Equipe Especializada de Apoio a Aprendizagem, Sala de recursos, Pais e Responsáveis, Direção.


Justificativa

Contemplado a Lei nº 11.988 de 27 de julho de 2009, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, definiu o período de 09 a 13 de maio 2011 para o desenvolvimento da Semana de Educação para a Vida, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal. Tal semana objetiva ministrar conhecimentos relativos as matérias não constantes do currículo obrigatório, tais como: ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, etc. Sabemos que a sociedade moderna se mostra, cotidianamente, repleta de interferências positivas e negativas, a globalização nos possibilita, em tempo real, presenciar fatos que interferem diretamente em nosso viver. Violência contra o meio ambiente e contra a vida humana são constantes nos meios de comunicação, estas nos indagam: Onde chegaremos? O que fazer para amenizar tais transtornos?


É nesta perspectiva que a Escola Classe 01 do Porto Rico apresenta sua proposta para o desenvolvimento de atividades, que busca, entre outros, desenvolver nos envolvidos do presente projeto, a importância de revermos nossas ações, tentando proporcionar, principalmente em nossos educandos, ferramentas que possibilitem aos mesmos, interferirem, de forma ativa e positiva na procura de caminhos que nos levem ao equilíbrio, em que a paz, a alegria e o respeito ao meio, as diferenças e, fundamentalmente, ao ser humano sejam uma constante.


Objetivo Geral

Despertar o senso de responsabilidade consigo, com o outro e com o meio através da Lei nº 11.988 e através de matérias não constantes no currículo das escolas Públicas do Distrito Federal.


Objetivos Específicos

* Despertar em todos os envolvidos a importância do tema Ecologia;
* Valorizar o espaço escolar;
* Respeitar e proteger o Meio Ambiente;
* Desenvolver ações que valorizem o respeito às diferenças de sexo, raça e outros;
*Cultivar a Paz.


Realização

09 a 13 de maio de 2011 (2ª a 6ª feira).

Metodologia

Atividades centradas na coletividade, no lúdico, em textos orientadores, apresentações teatrais e confecção da colcha da vida.


Colcha da Vida

Solicitar aos alunos que tragam um retalho de pano, evitar TNT, medindo 30x30cm. O tecido será usado como suporte, para que o aluno exprima, através de desenhos, palavras, poemas, frases, o tema debatido no dia. Ao final os retalhos serão juntados, construindo uma grande Colcha da Vida. Esta será exposta no final da semana.







Estratégias

09/05/2011 (2ª feira)

Planeta Terra nossa casa maior, ações positivas e negativas do homem sobre o meio ambiente (poluição, degelo, aquecimento global, preservação, reflorestamento). Educação Infantil e 1º ano Colcha da vida.


10/05/2011 (3ª feira)

Somos responsáveis pelo meio, onde vivemos, difundir a importância de manter a escola, a casa, o bairro, sem lixo, pichações, depredações. Recolhimento do lixo deixado pelos alunos após o intervalo. 2º e 3º anos Colcha da vida.

11/05/2011 (4ª feira)

Apresentação de imagens positivas e negativas da ação do homem sobre o homem (violência, armas, guerra, respeito, paz, solidariedade), bullyng, valorização da família, confecção de textos, cartazes sobre o tema. 4º ano Colcha da vida.

12/05/2011 (5ª feira)

Diferenças que formam a igualdade – fotos e tex76tos que valorizem o respeito a diversidade (gênero, raça, religiosidade, sexo) 4ª série Colcha da vida.


13/05/2011 (6ª feira)

Passeio ao zoológico.

27/05/2011 (6ª feira)

Acolhida com exposição da Colcha da vida.



"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder



























































































CARTA AO INQUILINO DA TERRA




Senhor morador,





Gostaríamos de informar que o contrato de aluguel que acordamos há milhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renova-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:







  • Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta ! Como você gasta tanto ?




  • Antes eu fornecia água em abundância, hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.




  • Por que alguns na casa comem o suficiente, às vezes até desperdiçam e outros estão morrendo de fome se o meu quintal é tão grande ?




  • Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantá-las novamente.





  • Todos os bichos e as plantas do meu imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam.





  • Precisam verificar que cores estranhas estão no céu. Não vejo mais o azul.





  • Por falar em lixo, que sujeira hein ? Encontrei objetos estranhos pelo caminho ! Isopor, pneus, plásticos, latas, .......





  • Não vi os peixes que moravam nos lagos, rios e mares. Vocês pescaram todos ? Onde estão ?





  • Bem é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato ?



Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.




Você pode mudar ?




Aguardo respostas e atitudes.






Sua casa, a TERRA


















































Um comentário:

  1. Lindo trabalho! Parabéns Rose pela iniciativa e comprometimento com seu trabalho e com a educação. Parabéns Gerson e sua Equipe pela parceria bem sucedida com o SOE vista em poucas UE. Tenho muitas saudades...Bjs, Adriana

    ResponderExcluir