quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PASSEIO AO CCBB - 4ª SÉRIES

"BRASÍLIA E O CONSTRUTIVISMO:
UM ENCONTRO ADIADO"







No dia 14/09/2010 nossos alunos tiveream a oportunidade de conhecerem o CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil e ali desfrutarem toda a beleza e conhecimento apresentados pela exposição "Brasília e o Construtivismo: Um Encontro Adiado".




A ideia da exposição é promover a interação entre o urbanismo/arquitetura moderna e a arte construtivista brasileira (Concreta e Neoconcreta) na Capital Federal, deixada à margem no período de sua construção. “É um cenário perfeito para a sintonia dessas duas produções de ponta do Brasil moderno, que, no entanto, jamais se consumou plenamente“, afirma o crítico de arte carioca Fernando Cocchiarale, que assina a curadoria. Ele dividiu a mostra em duas partes distintas e complementares: nos jardins do CCBB estarão as obras e projetos escultóricos/ tridimensionais e na Galeria 2 estarão as de escala menor.(1)





Acredita-se que a ausência de obras construtivistas do cenário urbano de Brasília deva-se ao fato de Lúcio Costa e de Oscar Niemeyer terem mais afinidades afetivas, estéticas e até mesmo ideológicas com os artistas de sua geração (Ceschiatti, Bruno Giorgi, entre outros) do que com a geração construtivista que os sucedeu. "Isso talvez esclareça porque os construtivistas não tenham sido convocados para integrarem suas obras à paisagem urbana da nova capital, apesar das afinidades entre os dois movimentos". (2)
01 e 02 - http://achabrasilia.com/brasilia-e-o-construtivismo-um-encontro-adiado/ - 03/10/10 - 22h42min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário