segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SIADE - 20 e 21 DE OUTUBRO DE 2010

SIADE - Sistema de Avaliação do Desempenho das Instituições Educacionais do Sistema de Ensino do Distrito Federal











RESPEITO AOS RITMOS E AS NECESSIDADES DIFERENCIADAS




SIADE - Sistema de Avaliação do Desempenho das Instituições Educacionais do Sistema de Ensino do Distrito Federal


O resultado do SIADE não funciona como uma medida, mas sim como um marco zero para que gestores e professores estabeleçam metas para sua instituição de ensino. A partir dessas metas, poderão redimensionar seus projetos pedagógicos, e as escolas, individualmente, reconhecendo seus problemas estabelecem os caminhos para atingir seus objetivos tomando como eixo norteador as Diretrizes de Avaliação Pedagógicas e as Orientações Curriculares da SEDF.

O SIADE abarca ainda a avaliação das políticas educacionais e avaliação da gestão. No caso das políticas, serão avaliadas cinco dimensões: a oferta, a infraestrutura, o desenvolvimento de recursos humanos, as articulações e parcerias institucionais e o desempenho do sistema. Para cada dimensão, existe um conjunto de indicadores. Já no âmbito da gestão, serão quatro as dimensões avaliadas: implantação da Proposta Pedagógica, parâmetros para a Gestão Compartilhada e desempenho escolar, processos participativos das instituições colegiadas, recursos pedagógicos e equipamentos.

O SIADE é uma avaliação diferente daquelas realizadas pelo MEC e por outras Unidades da Federação, porque o sistema educacional do DF possui especificidades, já que combina as características dos sistemas estaduais e municipais de ensino, sendo responsável pela oferta de todos os níveis e modalidades da Educação Básica.

Por isso, o SIADE não se limita a avaliar o rendimento dos alunos, abrangendo também a avaliação da oferta da educação infantil, da educação especial, das políticas e da gestão. Dessa maneira, é possível obter um diagnóstico de todas as dimensões envolvidas na oferta de ensino – desde a formulação das políticas, passando pela gestão (a maneira como as políticas são colocadas em prática nas escolas), chegando à aprendizagem.

Outra diferença relevante é o fato de o SIADE avaliar mais séries e disciplinas: enquanto a Prova Brasil e o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica se limitam à Língua Portuguesa e Matemática na 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, o SIADE é mais abrangente, pois avalia alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química e Biologia. A avaliação de rendimento também incluiu um ditado (2ª série) e uma redação (todas as séries).

Assim, a vantagem do SIADE é que ele fornece um diagnóstico mais profundo, capaz de atender às especificidades do sistema de ensino do Distrito Federal, permitindo a identificação de problemas e ganhos de aprendizagem em várias áreas de conhecimento.

Além disso, alunos, pais, diretores e professores responderam a questionários em que expressaram suas opiniões sobre a escola e o ensino, dentre outras coisas. A partir dessas respostas é possível identificar os fatores intra e extra escolares que mais influem na aprendizagem.

Com base nesse conjunto de instrumentos complementares entre si, obtém-se uma radiografia de cada escola, das 14 DREs – Diretorias Regionais de Ensino e do sistema de ensino como um todo.(1)

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